Prática da teoria

A prática da teoria …

Colocando a mão na massa!

Mapear

Se você não sabe para onde quer ir, qualquer resultado é satisfatório! No GDOS você registra qual é o seu Negócio, qual a sua Missão, sua Visão e seus Valores, NMVV. Com isso, fica claro, na hora de olhar para seus objetivos estratégicos, e saber se tudo está alinhado, pois só serão empreendidos recursos para aquilo que estiver de acordo com o que você quer para a sua Organização!

Para ajudar ainda mais no alinhamento da estratégia, é fundamental que você considere o que está acontecendo dentro e fora da sua Organização, identificando as suas fraquezas e suas forças, as ameaças e oportunidades externas, fazendo com isso uma análise dos riscos do seu negócio. No GDOS você consegue registrar através da SWOT.

Com NMVV definidos e análise SWOT devidamente registrada, chegou hora de você definir suas metas, seus Objetivos Estratégicos. Eles representam o caminho que o seu Negócio vai percorrer, para alcançar sua Visão traçada, tendo como limites éticos seus Valores, considerando o cenário encontrado pela SWOT.

Para facilitar e focar o acompanhamento, no GDOS você pode associar tais objetivos estratégicos às Dimensões da Organização. Dimensões são as áreas de influência da Organização, como por exemplo, as dimensões do Triple Bottom Line: Financeira, Ambiental e Social. Mas você pode e deve expandir o conceito e estabelecer outras dimensões, tais como: Qualidade, Saúde e Segurança, Recursos Humanos, etc. Assim, você poderá desdobrar a sua estratégia à partir dessas dimensôes. Veja como …

Executar

Traçados os Objetivos Estratégicos, chegou a hora de inovar e estabelecer as Iniciativas Estratégicas de cada dimensão, ou seja, os Projetos e Planos de Ação, necessários para alcançar os objetivos e também identificar os Indicadores de Desempenho que irão sinalizar a efetividade das iniciativas estabelecidas.

Não basta estabelecer as metas (objetivos estratégicos). É fundamental estabelecer as ações que serão tomadas, seus responsáveis, prazos e custos envolvidos, para que se possa acompanhar a execução da estratégia, identificar os desvios e atuar preventivamente.

Acompanhar

Traçados os Objetivos Estratégicos, os Projetos e os Indicadores, é a hora de acompanhar a estratégia em ação!

Talvez esse seja o maior desafio para o sucesso de qualquer estratégia. Normalmente as Organizações, através de seus Gestores, possuem grande competência técnica para elaborar seu Planejamento Estratégico ou então lançar mão de empresas prestadoras de serviço com extraordinário expertize em elaborar Planos Estratégicos. Mas depois de tudo desenhado, combinado e estruturado, vem o problema: como acompanhar no dia a dia, o cumprimento dos prazos, dos custos e o desempenho dos indicadores?

No GDOS, a estrutura de desdobramento das dimensões, passando pelos objetivos estratégicos, projetos e indicadores, permite a rápida e fácil identificação dos desvios, localizando pendências e desempenho insatisfatório. Identificado o problema, o GDOS permite a comunicação rápida entre os usuários e a mitigação dos riscos de insucesso alavancam as chances de sucesso dos esforços empreendidos nos Projetos.

Minha estratégia está sendo executada dentro do esperado? Os projetos eleitos como solução para o alcance dos objetivos estão sendo implementados no prazo e no custo combinados? Os indicadores mostram efetividade das ações? Todas essas perguntas e ainda outras são respondidas com o GDOS!

Have any Question or Comment?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *